segunda-feira, 10 de maio de 2010

Perséfone e Hades





Ele, meu irmão. Dei a ele a posse do mundo subterrâneo – o inferno –, um lugar sombrio com apenas uma saída no monte Etna, portal que Hades cruzou várias vezes para o mundo exterior... Assim ele chegava a um vale de campos verdes, onde gostava de passear...
Ela, filha de Deméter. Perséfone estava um dia passeando e colhendo flores por lá. Nesse dia, Afrodite tentando demonstrar para seu filho, Eros, o poder que o amor podia exercer sobre qualquer individuo e assim dominá-lo, mandou que seu filho atirasse uma flecha em Hades (as flechas de Eros faziam qualquer um se apaixonar pela primeira pessoa que visse), então Eros mirou e acertou bem no alvo...
Hades saiu correndo apaixonado, amando tudo o que via, até que viu Perséfone, e se apaixonou perdidamente... Meu irmão raptou-a enquanto ela gritava pedindo socorro à sua mãe...
Deméter veio falar comigo sobre o rapto e exigiu que eu tomasse providências... Mas disse que nada podia fazer, já que Hades não era meu súdito, e sim meu irmão... Mandei Hermes para ver se Hades se convencia que não estava agindo corretamente e que voltas-se atrás... Deméter foi junto com Hermes e discutiu com Hades sobre o ocorrido, mas Perséfone já havia se apaixonado pelo deus do submundo... Hermes, diante da situação, tanta ajudar Perséfone e dá uma idéia: ela ficaria um semestre do ano com a mãe, e os outros seis meses com o já então marido...
Quando Perséfone fica com a mãe, Deméter manifesta sua alegria abençoando a terra, essa é a época da primavera e do verão... Nos meses que Perséfone está com o marido – que correspondem ao outono e ao inverno –, Deméter faz o frio e o vento falarem mais forte... Mas no fundo de seu coração a chama da esperança continua acesa, pois ela sabe que a primavera sempre volta...

Nenhum comentário:

Postar um comentário